Staffordshire Bull Terrier - Canil Sunkawakan

Especializados na criação de cães da raça Staffordshire Bull Terrier - StaffBull Brasil - Filhotes de StaffBull- Genética de Campeões Nacionais e Internacionais -(Jeestaff, Torostaffies, Athennie Real, Home Grown, Britishstaff, Gurkhas, Dreamweaver, Tenacious e Bullyhouse)- Criadores Responsáveis - Prioridade a Saúde e Desenvolvimento dos Cães - Vacinados - Vermifugados - Microchipados - Pedigree - Contrato de Compra e Venda - Qualidade e Valor Justo - Sunkawakan Bulls Brasil - Uma verdadeira Família!

StaffBull Terrier!

StaffBull Terrier!
O Staffordshire Bull Terrier tem um temperamento brincalhão e gosta de brincar. Ele é tipicamente companheiro, amável, dócil e geralmente atende aos desejos da família. Seu amor por uma boa caçada só perde para sua necessidade de companhia humana. É também sua característica ser simpático com estranhos. Alguns podem ser muito determinados. Embora ele geralmente não fique procurando briga, ele é corajoso e tenaz. Ele pode não se dar bem com cachorros estranhos. Geralmente, ele se dá muito bem com crianças. Embora normalmente gentis, alguns podem ser agressivos. No Reino Unido o Staff Bull é conhecido como “cão babá”, uma referência a sua habilidade para cumprir o papel de cuidar das crianças.

Vermifugação e Vermes

Vermes
Parasitas são microorganismos capazes de se aproveitar do hospedeiro para ter condições de sobreviver e se proliferar. Porém para isso eles acabam “roubando” o que seria destinado ao seu hospedeiro, causando sérios problemas ao seu animalzinho.
Os parasitas intestinais são os chamados vermes intestinais, e estão presentes em quase todo lugar. Infelizmente muita gente subestima esses parasitas, mas na verdade eles trazem um grande risco ao seu animal e na maioria das vezes à sua família.
Visto que hoje em dia é muito comum um animal viver junto com o dono, dentro de casa e às vezes dormindo na própria cama, nós temos que dar uma atenção cada vez maior ao controle de vermes. 
Sintomas
Os principais sintomas causados pelos vermes são: barriga inchada, tristeza, emagrecimento, diarréia, vômito, coceira anal, anemia, etc... Esses sintomas podem levar seu animalzinho à morte.

Contaminação
            Os animais se contaminam com vermes principalmente pela ingestão de ovos e/ou larvas deixadas no chão, e pela presença de ectoparasitas como a pulga por exemplo. Como os animais estão em contato direto com o chão, eles são muito predispostos à essas doenças. As crianças acabam se contaminando facilmente pelo contato com os animais. Por isso é tão importante redobrar a atenção quanto à higiene de crianças que tem contato com animais.

Tipos de Vermes
            Os vermes são divididos redondos (Nematódeos), chatos (Cestódeos) e protozoários.

- Vermes Redondos (Nematódeos)



            Dentre os mais comuns estão os Toxocaras (canis, leonina e cati), Ancylostoma, Uncinaria e Trichuris vulpis.
            Com exceção do Trichuris, os outros podem ser passados da mãe para o filhote, seja pela placenta ou seja pela ingestão do colostro (leite materno). Também podem infectar o animal e homens pela ingestão de ovos e larvas.
            A recomendação para diagnóstico é o exame de fezes (coproparasitológico), e a vermifugação. No final discutiremos os vermífugos e formas de administração.
·         Curiosidade: O Ancylostoma é o causador do chamado bicho geográfico que acomete os humanos, penetrando na pele (principalmente os pés) e causando irritação. Muito comum nas praias ou praças onde tenham animais soltos.

- Vermes chatos (Cestódeos) 


            Os vermes chatos, são as conhecidas tênias. E dentre os mais comuns estão o Dipylidium caninum e as Taenias.
            O Dipylidium é o chamado verme da “pulga”, é chamado assim pois sua principal forma de infecção é através da picada de pulgas contaminadas. São os principais causadores do prurido (coceira) anal. São facilmente identificados, parecem grãos de arroz grudados próximo ao ânus dos animais. O controle deve ser feito com vermífugos apropriados em conjunto com o controle de pulgas. Veja mais sobre pulgas no linkwww.drdanilomartins.com/news/controle-de-pulgas-/

- Protozoários
            Dentre os protozoários mais comuns estão a Giárdia e o Cryptosporidium parvum.
Eles tem em comum o fato de serem perigosos para humanos, e são difíceis de se controlar, visto que nenhum medicamento tem eficácia total.
            Normalmente os animais ou humanos se infectam pela ingestão dos cistos contidos em alimentos ou água. No animais a doença causa diarréias persistentes com ou sem sangue, que muitas vezes podem ser fatais.
            Existe no mercado uma vacina contra a Giárdia para cães, e essa junto com a utilização de desinfetantes adequados é a melhor forma de prevenção.
·         Desinfetantes: Devem ser à base de amônia quaternária. Ex. Herbalvet, Vet +, etc.

Vermifugação e Vermífugos

            Os animais de estimação (cães e gatos) estão em contato direto com o chão e costumam cheirar e lamber tudo o que encontram, por esse motivo estão muito predispostos a contrair vermes. Sendo assim a vermifugação deve ser feita com certa freqüência para evitar que os vermes causem problemas graves à saúde do seu animal.
            A freqüência da vermifugação ainda é caso de discussão entre veterinários, na minha opinião deve ser feita mensalmente à partir de 1 mês de idade até os 6 meses, e após isso a cada 3 a 6 meses dependendo do contato com outros animais e com a rua, sempre repetindo após 15 dias.
            Cadelas prenhas devem ser vermifugadas cerca de 1 a 2 semanas antes do parto e 3 a 4 semanas após o parto.
            No caso dos animais estarem apresentando qualquer sintoma compatível com verminoses, é altamente recomendável que o animal seja encaminhado a um Veterinário para que seja feito o procedimento mais adequado.
            Dentre os vermífugos mais comuns encontrados para cães e gatos estão:
- Mebendazol: Eficaz contra Cestódeos e Nematódeos. Um dos agentes mais utilizados em medicina veterinária devido ao seu amplo espectro e facilidade de uso.
- Praziquantel: Eficaz contra Cestódeos (vermes chatos). Inibi a captação da glicose pelo parasita, interferindo no seu metabolismo energético, causando a morte do verme por inanição.
- Pamoato de Pirantel e Pamoato de Oxantel: Eficaz contra Nematódeos gastrintestinais (vermes redondos). Causa uma paralisia no verme, fazendo com que o mesmo se desprenda do intestino do animal. Tem sua eficácia reduzida contra estágios imaturos e nematódeos pulmonares.
- Febantel: Eficaz contra Nematódeos (vermes redondos) e Giardia. Assim como o Praziquantel, ele altera o metabolismo energético do verme, causando sua morte por inanição.

1
Ancylostoma caninum
11
Taenia hidatigena
2
Ancylostoma tubaeforme
12
Taenia multiceps
3
Dipylidium caninum
13
Taenia ovis
4
Diplyllobothrium erinacei
14
Taenia psiformis
5
Echinococcus granulosus
15
Taenia taeniaesformis
6
Echinococcus multiloculares
16
Toxocara canis
7
Giardia spp
17
Toxocara cati
8
Joyeuxiella pasqualei
18
Toxiscaris leonina
9
Mesocestóides pasqualei
19
Trichuris vulpis
10
Spirometra mansonoides
20
Uncinaria stenocephala

O Febantel age em 1, 2, 3, 7, 15, 16, 17, 19
O Praziquantel age em 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14
O Pamoato de Pirantel age em 1, 16, 18, 20
*Tabela retirada da bula do Vermivet Plus (Biovet).

 Outros princípios ativos

- Ivermectina: Eficaz contra diversos parasitas e contra estágios larvais da Dirofilaria.
Milbemicina: Eficaz contra Dirofilaria e Nematódeos intestinais. (Milbemax - Novartis)
Nitroscanate: Eficaz contra Nematódeos e Cestódeos. (Lopatol - Novartis)

            Existem outros agentes anti-parasitários, mas esses que foram mencionados são os mais conhecidos comercialmente.

Dicas 
- No caso do dipylidium caninum, o controle de pulgas é de extrema importância. Na dúvida se seu animal tem o dipylidium ou outro verme, sempre faça o controle de pulgas junto com a vermifugação.
- O Giardicid não é vermífugo, apesar de muitas pessoas usarem como se fosse. Ele é um antibiótico com alta eficácia contra Giárdia. Possui efeitos colaterais e contra-indicação. Sendo assim não o use sem acompanhamento veterinário.
- Sempre que for para regiões com risco de Dirofilariose (principalmente regiões litorâneas ou regiões que tenham matas e lagos ou rios) faça a vermifugação adequada antes de ir e quando voltar.
- A maioria dos vermífugos atualmente são indicados como “dose única”, isso significa que não é necessário dar doses diárias por 5 dias como os vermífugos mais antigos. Mas não quer dizer que não é necessário dar um reforço após 15 dias. Esse reforço é muito importante.

*Atenção: Apesar do alto nível de segurança dos vermífugos, a consulta veterinária é de extrema importância para a vermifugação adequada do seu animal de estimação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca:

Entre em contato conosco:

Nome

E-mail *

Mensagem *